quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

[Arte] No mundo do papel

Por Paulo Fávari
favaripaulo@gmail.com

Ter se formado em história foi o pontapé para que Helen Ikeda se tornasse restauradora. Ela sentia que havia um vácuo de conhecimento técnico em relação ao resgate de materiais pré-históricos brasileiros. Por isso, procurou algum curso na área mas, por azar ou sorte, o único disponível ficava no México: ¡adiós, muchachos! A saída foi fazer um curso de restauração de livros e documentos, no Museu Paulista. Era 1981. Desde então, Helen e o papel são inseparáveis.

E não faltam argumentos à restauradora para defender o suporte. De acordo com ela, o papel é versátil e tão durável quanto a porcelana, a tela ou mesmo a escultura. Além disso, o material utilizado para a restauração é mais simples e agride menos a saúde. Obras de pintura a óleo, por exemplo, necessitam de solventes tóxicos como o aguarrás. Já para o papel, os solventes são a água e a água oxigenada, bem menos agressivos. Cola CMC (feita à base de celulose), papéis de diferentes gramaturas, lápis Caran D'Ache, aquarelas e giz pastel seco completam os materiais necessários para a restauração. "Tem até a fotografia, que seria uma área que eu poderia avançar, mas eu prefiro ficar só no papel. Eu gosto muito mesmo e continuo produzindo bastante", completa Helen.

Mas como se restaura um papel? Helen responde em tom professoral: “[Usa-se] Basicamente água. Para a remoção de manchas de fungo, manchas de água, sujidades de uma maneira geral. O processo em si é mais o tratamento do papel, do suporte. A estrutura do papel você consegue reforçar. Por exemplo, um rasgo você faz um reforço com a cola CMC e um papel japonês por trás, que segura. Se for uma área maior de rasgo, dependendo do tamanho do corte você faz uma velatura, que é uma colocação de papel mais fino (papel japonês) também por trás para segurar todo o suporte. Quando faltam pedaços, você coloca também o papel japonês por trás e faz a reconstituição com papel semelhante ao original no tom e na gramatura mais próxima à do papel original. Se estiverem faltando traços ou cores, você procura colocar na tonalidade mais próxima da obra em si. Os retoques, por exemplo, são feitos com lápis Caran D'Ache, aquarela, giz pastel seco,... Mas é mais para recuperar a tonalidade do conjunto, você não consegue recuperar mais o traço faltante. A assinatura você procura preservar o máximo possível e deixa intocado”. Para a remoção de manchas, usa-se a água e a água oxigenada.

Tamanho gosto pelo papel deu origem a uma situação, no mínimo, curiosa. Quando descobriu a fibra de Curauá, uma espécie de bromélia nativa do Amazonas, Helen ficou maravilhada. A fibra é mais resistente e rende mais que fibra japonesa, utilizada para fazer o papel japonês. Também mais resistente que a fibra de vidro, atualmente a fibra de Curauá é usada na indústria automobilística para fazer pára-choques e estofamentos. "São utilizadas para um fim que eu não acho muito justo para elas porque elas são lindíssimas", argumenta. Para produzir papel, encomendou 200 quilos da fibra a uma revendedora. No entanto, com receio de haver problemas no transporte fez mais uma encomenda a outra revendedora. "Só quando eles estavam vindo é que eu comecei a imaginar quanto que dava 400 quilos de fibra de Curauá". Ainda hoje, um banheiro inteiro e metades de dois quartos (o dela inclusive) estão tomados pela fibra. "Essa virou uma grande brincadeira do pessoal lá em casa porque eu não tive o mínimo senso de encontrar um depósito razoável", conta a artista em meio a risos.

Que obra você restauraria se pudesse escolher?, pergunto durante a conversa. Helen, que já restaurou obras de Mira Schendel e Gilvan Samico - expoentes nacionais -, e até mesmo uma gravura de Van Gogh, pensa um pouco e responde. "Eu acho que eu iria mais pelo lado excêntrico mesmo, de ter em mãos algum trabalho feito sob um suporte de papel de um artista chinês, por exemplo, de 5 mil, 7 mil anos atrás. Ou então de alguma tribo indígena brasileira que tenha feito alguma produção em cima de algum material que seja semelhante ao papel (bananeira, casca,...)" e completa "é muito em termos de excentricidade, de você estar tocando em uma cultura que você jamais teria acesso fisicamente se não fosse através desse material".

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